Direct Marketing VS Brand Marketing

Direct Marketing VS Brand Marketing

Todo dia converso com empreendedores e vejo que há 2 tendencias muito fortes quando falamos de marketing:

1- Querer sempre a ferramenta mais nova, por achar que as mais antigas não funcionam.

2- Existe uma tendencia muito forte de achar que apenas o Marketing Direto funciona e que branding se resume a criação de um logo.

Marketing Direto é definido como o marketing mensurável, onde o criador pode mensurar resultados e quase que instantaneamente saber o que não está funcionando e trocar. Aqui se incluem FaceAds, Google Ads entre outros.

Marketing de Marca é muito diferente pois não tem como ser mensurado. Trabalho de marca vai ser orientado a se comunicar com os clientes da marca e ocupar um lugar na cabeça das pessoas, criar um sentimento. Esse trabalho muitas vezes é demorado e é difícil de saber se estar indo pro lugar certo ou não, porém no logo prazo ele é o que faz uma empresa chegar ao topo do sucesso.

Te da Asas, 1001 utilidades e a Rádio que toca notícia são elementos de marca que são conhecidos por todos brasileiros. Empresas demoraram anos para criar esse sentimento com boas doses de repetição, criatividade, exposição entre outros fatores. As ações no curto prazo não podiam ser mensuradas mas, no longo prazo, vemos que fazem sentido.

Trazendo pra realidade do pequeno empreendedor, se você está começando e só se deixa levar pelas stats e likes, views: você esta julgando errado porque esta deixando de medir o intangível e o lugar que está ocupando na cabeça das pessoas.

Fechei contratos de trabalho varias vezes com pessoas que nunca deram 1 (um) like na minha conta, mas estavam ali acompanhando meus conteúdos. Oras, se eu medisse o sucesso dos videos pelos likes claramente essa estatística estaria errada, já que, ao colocar um vídeo sobre marketing no ar a minha marca pessoal “Paulo Santiago” ocupa um espaço na cabeça das pessoas e isso é muito valioso.

Marketing Direto é importantíssimo, garante vendas e acho que sem performance hoje em dia é difícil chegar longe. Contudo, acredito fortemente que construir uma marca agregando MUITO valor pra clientes e seguidores é a melhor forma de vencer esse jogo no longo prazo, mesmo quando se é pequeno!

Deixe um comentário