O número mágico do marketing

O número mágico do marketing

As pessoas gostam de opções, mas não muitas!
Nosso cérebro está ligado de que pra nos proteger ele precisa ter algumas opções, não ter como escolher pode remeter a não ter saída em situações perigosas.

Contudo, também sabemos que se ele tiver muitas opções ele acaba desistindo.

Mas existe um número magico… se você achou que é o número 3 você acertou!
3 opções permitem que a gente saia da dualidade do muito quente, muito frio, muito grande e muito pequeno e escolha aquele que se encaixa PERFEITO.

Quando falamos em opções de compra na internet, esse é número do sucesso e marketeiros devem entender esse mecanismo de proteção que evoluiu com a humanidade, e está presente em quase tudo.

Algumas marcas utilizam esse número desde os primordios. A Apple, por exemplo, durante muito tempo ofereceu apenas 3 versões do iPhone com apenas 3 opções de cores, 3 opções de memória.

Além de marketing isso tem a ver com inteligência emocional. Se eu te der 2 opções de compra, você terá a sensação de ter que decidir entre o produto ou serviço CERTO ou o ERRADO.

Isso acaba gerando uma pressão na hora de decidir – e muita gente espana com aquela justificativa de “vou pensar e depois eu volto”. O mesmo acontece quando você é bombardeado de opções, e você com certeza já sentiu isso quando entrou naquele E-commerce LOTADO de produtos: “depois eu decido isso aqui”. Agora se eu te der 3 opções, acaba esse feeling de “será que eu escolhi o produto certo?”. Não há essa frustração de ter que decidir entre o melhor ou pior.

Varias coisas ajudam a fixar essa ideia de que não há nada depois do 3…a terra é o terceiro planeta em relação ao sol, o podium dos jogos olímpicos só vai até o terceiro colocado, nos modelos financeiros sempre há 3 cenários: conservador, realista e otimista.

Oferecer mais ou menos opções do que 3, dependendo do que você vende, pode resultar em menos vendas para seu negócio.

Quem aqui nunca ouviu falar na história dos 3 porquinhos, dos 3 mosqueteiros, ou então os gurus do marketing com os 3 pilares de alguma estratégia inovadora!

O número 3 é agradável ao cérebro e certeiro nas vendas online, pense nisso na hora de organizar os seus produtos!

Deixe um comentário