Radical Self-Reliance


“Burning Man encourages the individual to discover, exercise and rely on his or her inner resources. “

Dos 10 princípios escritos por Larry Harvey para definir a cultura e guiar os participantes no mundo do @burningman esse é um dos meus favoritos.

Ele tem uma interpretação prática e uma que é mais mental/espiritual.

Do ponto de vista prático o deserto é um lugar inóspito, de dia pode chegar a 50 graus e noite pode chegar a -5 graus, as estruturas de sobrevivência são básicas e a única coisa que não falta é areia.

Cada participante deve se preparar, cuidar da sua alimentação, agua, bebida e abrigo. Quer dizer que se você precisar de algum desses itens, você não vai conseguir?

Definitivamente não! Com certeza se você precisar alguém vai te ajudar mas é ai que reside a beleza do principio da self-reliance. Você tem que pensar no próximo e pra isso você tem que partir do pressuposto de se planejar e de se cuidar pra não precisar de ninguém, já que os recursos são escassos e que o seu vizinho se preparou. Portanto, se ele se preparou, você tem obrigação de fazer o mesmo.

Quer dizer que se eu passar mal eu não vou ser atendido? De forma alguma, no evento existem médicos que estarão disponíveis pra te ajudar no caso de uma emergência, mas é egoísmo sobrecarregar o sistema com situações EVITÁVEIS. Se hidrate, descanse, se alimente, leve seus remédios pra que você possa se cuidar, sem ocupar o lugar de outra pessoa que precisa mais de assistência.

Do lado mental e espiritual esse princípio empodera você a pensar por sí mesmo, ouvir sua intuição, fazer aquilo que você deseja lá no fundo, confiar na sua força interior e não no que os outros dizem ser a verdade absoluta. Já que a resolução de boa parte dos problemas e desafios da sociedade em geral começa com o gesto de você olhar pra dentro de você mesmo, buscar melhorar e evoluir a cada dia.

E você? Acredita que o princípio da Radical Self-Reliance poderia fazer com que nossa sociedade funcionasse de uma forma mais justa? Acha que alguns problemas que estamos vivendo hoje seriam mais fáceis de ser resolvidos caso adotássemos esse principio na condução das nossas atitudes do dia-a-dia? Eu acho que sim…

Deixe um comentário